Aos Amigos

Sejam bem vindos fiquem a vontade, o conteúdo aqui está livre para ser divulgado e distribuído por todos os meios possiveis

Por você e para você.

Bem vindo(a), espero que esta ferramenta sirva de instrumento de Deus para edificar sua alma e peço que deixe seus comentários.

um abração e
a Paz do Cristo de Deus.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Quem Conheceu a Mente do Senhor?

           Não é errado afirmar que a mente humana não possui capacidade, nem agora, nem nunca, de conceber Deus, de forma que possa definí-lo.


Consideremos pois o sentido do termo DEFINIR: é o ato de dá uma definição.



Uma definição pode ser expeculativa, neste caso está ligada aos tratados fillosóficos, as reflexões téoricas da literatura e da religião;

Pode ser também propositiva, quando pretende defender um conceito original.


Os escolásticos vão considerar dois outros tipos de definição:
Nominal - se dependente da explicação etimológica;
Real - se resulta da explicação dos elementos essenciais da realidade ou da coisa designada pelo nome definido.


Definição consiste em explicar o significado de uma palavra, a partir da sua raiz etimológica ou do contexto em que ocorre.


Definir um conceito é, em termos filosóficos e literários, algo mais complexo, pois pode ir além de uma breve explicação, exigindo uma demonstração experimental.


O termo definição vem do latim definitio ou "determinação de limites", que correspondia ao grego horismos, de horizo, isto é, "delimitar", "explicar","dá limite". Na filosofia antiga, a definição é uma operação intelectual apurada que nos permitia aceder à compreensão correta e exata da essência de um ser e do seu lugar ontológico em relação ao universo de todos os seres.

Aristóteles defendeu que uma definição é perfeita quando inclui duas características: o "género próximo" e a "diferença específica". Por exemplo, o homem define-se pelo fato de pertencer ao reino animal (género próximo) e pelo fato de ser racional (diferença específica).


Peço que nesse ponto vc (leitor), pense nisso (sobre tudo nos termos em negrito), aplicado a Deus.


e comente esta primeira parte me ajudando a construir este artigo.


continua................

Um comentário:

  1. O profeta Isaías declara que o "Senhor é o Deus que se oculta", no entanto é possivel percebê-lo, analisá-lo, perscrutá-lo, pois Ele é visto como cognoscível. Sendo assim, definir a mente de Deus seria o mesmo que fazer uma exposição da Sua cognoscibilidade?

    ResponderExcluir