Aos Amigos

Sejam bem vindos fiquem a vontade, o conteúdo aqui está livre para ser divulgado e distribuído por todos os meios possiveis

Por você e para você.

Bem vindo(a), espero que esta ferramenta sirva de instrumento de Deus para edificar sua alma e peço que deixe seus comentários.

um abração e
a Paz do Cristo de Deus.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Estudos Biblicos


Mordomia Cristã 
TEXTO BASE - 1Co 3.1-4.21

INTRODUÇÃO

Denifindo o Termo Mordomia :

Oikonomov = oikonomos

o administrador do lar ou dos afazeres do lar

Um administrador, gerente, superintendente (seja nascido livre ou, como era geralmente o caso, um liberto ou um escravo) para quem o chefe da casa ou proprietário tinha confiado a administração dos seus afazeres, o cuidado das receitas e despesas, e o dever de repartir a porção própria para cada servo e até mesmo para as crianças pequenas

O administrador de um fazenda ou propriedade territorial, um supervisor .
O superintendente das finanças da cidade, o tesoureiro da cidade.

Deus fez de nós despenseios do seu reino -
Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. 1 Pedro 4:10.

I – Detalhes sobres os Despenseiros.
1. Deus Faz Investimentos neles, Não simplesmente favor.

Em Mateus 24, a partir do v. 14, temos o registro do ensino de Jesus, sobre a que ele assemelha o reino de Deus. Ele nos conta uma parabola para fazer ilustação de alguns aspectos do reino.
a) O Reino e comparado a um um homem que se ausenta e distribui seus talentos aos seus servos (Chamou seus servos e..)

b) Os telentos são dados considerando a capacidade de cada servo.

c) Há a necessidade de se multiplicar o que se recebe.

2. Trabalham para Prestar Contas a Deus, o Reto Juiz: (4.2-5):
O despenseiro fiel tem em vista sempre que prestará contas a Deus do uso que fez do que lhe foi confiado. O seu compromisso é com o seu Senhor (Rm 14.4).

Neste sentido, Paulo não se preocupava simplesmente em agradar homens, mas, em ser fiel ao que o vocacionara. Em breve ele, como todos nós, teria de apresentar-se perante o Senhor.

II – O que todo despenseiro deve saber

1. O que, ou quem ele é. (ver 5 – do texto base)
2. É Deus que faz prosperar o seu serviço (7)
3. A recompensa aqui, que é proveniente da graça, está associada ao trabalho, não ao sucesso (8)
4. Não se pode edificar sobre outro fundamento – (11)

III – Mas Detalhes do Texto Base .

A palavra usada por Paulo (oi)kono/moj) fora empregada por Cristopara se referir ao mordomo fiel(Lc 12.42). Em outra parábola, o contraste é estabelecido através da referência que Cristo fez ao administrador infiel (Lc 16.8), que tem o sentido de «injusto», «iníquo», «perverso».

Para este ofício, além da competência, um ingrediente fundamental era a honestidade; daí Paulo falar que «o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel (1Co 4.2). Do mesmo modo, Pedro falando à Igreja em geral, diz que devemos servir uns aos outros «cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. (1Pe 4.10).

Risco de inversão de valores – Paulo questiona (4. 8).

Já estais fartos?
Já estais ricos?
Chegastes a reinar ?
A Igreja de Laodicéia estava tomada por este sentimento, e para Deus seu real estado era outro (Ap 3.17).


IV – Implicações Conclusivas:

1) Mesmo sendo verdade que o crescimento da Igreja provém de Deus, não devemos nos esquecer de nossa responsabilidade: somos cooperadores de Deus; instrumentos por meio dos quais Deus realiza a Sua obra.

Deus mesmo não desce do céu para nós, nem diariamente nos envia mensageiros angelicais para que publiquem sua verdade, senão que usa as atividades dos pastores, a quem destinou para esse propósito.

2) Paciência: Não há lugar para precipitação: Muitas vezes queremos ver o resultado imediatamente, dentro do nosso cronograma e planejamento; no entanto, Deus age sempre no tempo certo.

Sede, pois, irmãos, pacientes, até a vinda do Senhor. Eis que o lavrador aguarda com paciência o precioso fruto da terra, até receber as primeiras e as últimas chuvas. Sede vós também pacientes, e fortalecei os vossos corações, pois a vinda do Senhor está próxima. (Tg 5.7, 8).

3) Lembremo-nos sempre: A Igreja é de Deus; devemos trabalhar, orar e zelar por
ela; no entanto, não somos donos da Igreja.

4) .É da inveja que nascem as disputas, as quais, uma vez inflamadas, se prorrompem em seitas perigosas. Além do mais, a ambição é a mãe de todos estes males.

5) Toda Glória ao Senhor: .Nossa força é fraqueza. Podemos pregar até a hora da nossa morte, mas se o Espírito não for derramado do alto, nossa prega ção não resultará na conversão de uma única alma. Se nosso trabalho alcançar algum sucesso é porque Deus deu o crescimento. Aqueles que abraçam o Evangelho são .nascidos, não da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.. Portanto, quando Deus coloca honra sobre o nosso ministério e faz uso de nós como instrumentos para o crescimento do Seu reino, que não fiquemos orgulhosos. Outrossim, não roubemos a glória que é devida ao Seu nome, nem atribuamos o nosso sucesso a nenhuma sabedoria, habilidade ou santidade da nossa parte.

Devemos colocar a coroa sobre a cabeça do nosso Redentor e sentir que não somos nada. E que a linguagem sincera e piedosa dos nossos cora- ções seja não a nós, não a nós, mas ao Teu nome damos glória por amor à Tua misericórdia e à Tua verdade. (Sl 115.1)

6) Não há diferença qualitativa entre os serviços que prestamos a Deus. O que nos distingue de fato, é se obedecemos ou não aos Seus mandamentos.

7) Todas as coisas pertencem a Deus; nós somos de Cristo, herdeiros com Ele de todas as coisas. Desta forma, devemos viver de tal modo que o Senhor se agrade de nós.

8) Todos somos servos: .Qualquer que seja a posição de um homem dentro de uma igreja, e qualquer que seja o poder que ostente, ou o prestígio de que usufrui, segue sendo um servo de Cristo.


9) Os talentos que Deus graciosamente nos concedeu devem ser usados para sua glória, não ao nosso bel-prazer.

10) Não sejamos precipitados em nossos juízos; somente Deus pode julgar e, de fato o faz, com justiça;

11) Ainda que sejamos injustiçados, devemos permanecer perseverantes em nossa obediência a Deus: Deus, Deus mesmo, julgará todas as coisas no momento certo, com justiça e fidelidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário